top of page

Uso de testagens psicológicas online dentro das organizações

A pandemia do COVID-19 acelerou a adaptação ao uso da tecnologia para muitos dos processos e atividades dentro das organizações, e isto incluiu o uso dos Testes Psicológicos, para recrutamento e seleção ou desenvolvimento profissional.

Em maio de 2020 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma nota sobre o uso de testes psicológicos informatizados/computadorizados e/ou de aplicação remota/online, recomendando os profissionais psicólogos a buscarem informações sobre os instrumentos que possuem estudos para utilização online, atentando-se ao público-alvo, o contexto e como é realizado a aplicação e também a relação dos resultados comprovados pelas evidências de validade. Além da necessidade de possuir estudos específicos que garantem e certificam as características psicométricas para esse formato online.

O uso dos testes psicológicos online permite maior assertividade na tomada de decisão em uma contratação ou apoio no desenvolvimento dos colaboradores. Junto a entrevista para verificação das habilidades educacionais, profissionais e qualificações do candidato, os testes psicológicos utilizados de forma correta, possibilitam entender as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade e comportamentos.

Além de sua eficiência, essas avaliações ajudam na imagem da empresa, pois transmitem credibilidade e confiança aos participantes. Ressalta-se que o psicólogo regulamentado no Conselho Regional de Psicologia é o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003).


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page