top of page

Testes comportamentais como ferramentas de avaliação em tempos de home office e entrevistas online

Os processos de Recrutamento e Seleção (R&S), fundamentais na área de Gestão de Pessoas, podem ser considerados de extrema importância em uma organização, visto que é através deles que o trabalhador ingressa em uma empresa. Para isso, é necessário que o candidato esteja alinhado à cultura de determinada organização.


Diante disso, os processos de R&S precisam se modificar e encontrar - cada vez mais - novas técnicas , uma vez que o mundo do trabalho também muda e se atualiza de forma constante, principalmente com o advento cada vez maior da tecnologia e ainda mais no momento em que vivemos, em que um vírus afetou de forma geral o nosso cotidiano. A exemplo disso, a avaliação psicológica, uma das principais ferramentas utilizadas nos processos seletivos, aceitou esse novo modo de viver, passando a ser realizada – algumas testagens – de forma online.


Além dos testes psicológicos, os quais têm uso restrito a psicólogos, também são de grande predominância na área de recrutamento e seleção os testes comportamentais. Esses, aplicados através de um questionário, indicam tendências de perfil dos candidatos, como liderança, comunicação e dinamismo.


É importante destacar que cada cargo irá necessitar de habilidades diferentes, por isso é fundamental analisar os resultados dos testes conforme a descrição do cargo para o qual os candidatos estão sendo avaliados. Também vale lembrar que os testes comportamentais não são considerados psicológicos, ou seja, podem ser utilizados por profissionais que possuem outras formações, como administradores e demais profissionais que atuam na área de recrutamento e seleção. Estes testes se destacam ainda mais hoje, devido à possibilidade de serem realizados de forma online. Nesse sentido, facilitam os processos seletivos para aqueles que atuam de forma home office.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page