top of page

Resiliência profissional: saiba como adquirir essa competência

A resiliência profissional é a capacidade de lidar com ambientes de pressão e com situações adversas, mantendo o equilíbrio emocional. Além disso, essa competência está ligada à adaptabilidade para agir diante de mudanças.

A resiliência profissional é fundamental porque pressões, tensões e conflitos são inevitáveis. Além disso, as consequências de não lidar com esses fatores podem levar a problemas de saúde física e mental.


Aliás, quanto maiores forem as responsabilidades profissionais, maiores serão as necessidades de demonstrar resultados e superar desafios. Com isso, o desenvolvimento de carreira apresenta uma forte conexão com a resiliência profissional. Também é importante retomar a questão das mudanças rápidas e contínuas que acontecem no mundo de hoje, o que era bom para uma empresa ontem pode já não ser tão positivo hoje, e o profissional precisa manter uma rotina de se readaptar continuamente, sempre correndo atrás das transformações.


Os próprios clientes mudaram bastante nos últimos anos. Com a transformação digital, cresceu a demanda por agilidade na entrega de produtos e de serviços, com as pessoas se acostumando até mesmo a soluções imediatas. Logo, os prazos estão mais curtos, e a pressão profissional, mais extensa.


Portanto a resiliência se tornou uma das competências mais necessárias para trabalhar na maioria dos setores de mercado atualmente, podendo ser usada como um dos mecanismos para se destacar na carreira e ser um profissional com alta empregabilidade.


Quais são as melhores estratégias adotadas para se tornar um profissional resiliente?


Se você já entende o quanto a resiliência se tornou importante, vamos buscar técnicas para desenvolver essa competência. Com essas dicas você pode dar o primeiro passo para se tornar um profissional resiliente.


  • Cuide da saúde física

Permanecer com energia e disposição para lidar com as adversidades passa pela saúde do corpo. Ter uma boa noite de sono, alimentar-se adequadamente e fazer exercícios físicos são um ponto de partida para diversas competências, entre elas, a resiliência profissional.


  • Utilize técnicas de gestão de tempo

Além do corpo, é importante tornar o contexto de trabalho mais ameno. Para isso, fazer uma boa gestão de tempo e de tarefas deve ser prioridade. Afinal, tudo o que você não quer é, ao mesmo tempo, lidar com os desafios do trabalho em si e criar motivos para ter ansiedade, como tarefas acumuladas, perda de prazos, baixa produtividade ao longo do dia etc.


  • Equilibre as emoções

Outra parte do processo é enxergar seus pontos fortes e fracos, entendendo em que situações você tem mais dificuldades de manter o equilíbrio emocional. Após analisar a situação, pense em estratégias para moderar as sensações negativas, como meditação, técnicas de respiração e intervalos durante a execução das tarefas.


  • Positive a sua mente

Outra prática é adotar modelos de pensamento mais positivos. A ideia da modelagem é evitar pensamentos contraproducentes e levar a mente a um estado mais favorável à resolução dos problemas.



8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page