top of page

Recrutamento e Seleção: Definição e Benefícios

Encontrar o candidato que esteja alinhado à cultura de determinada Empresa para fazer parte da equipe de colaboradores, é algo fundamental para construir uma empresa de destaque no mercado de trabalho. Diante disso, destaca-se a importância de um processo de recrutamento e seleção de pessoas.


Recrutamento e seleção de pessoas é o processo que tem como função atrair e escolher o profissional ideal para determinado cargo.


Porém, recrutamento e seleção são processos distintos, os quais têm por definição:

O recrutamento pode ser caracterizado como a etapa de busca. Essa parte do processo tem como objetivo atrair potenciais profissionais para a vaga disponível na empresa.


A captação desses candidatos é feita através da divulgação da vaga, seja por e-mail, divulgação em sites de emprego, fóruns e redes sociais.


Este processo pode ser dividido em dois tipos: recrutamento interno e recrutamento externo, sendo que o recrutamento interno é realizado dentro da empresa e geralmente é utilizado para proporcionar novas oportunidades para quem busca crescimento dentro da mesma organização de trabalho em que já atua. E o recrutamento externo, o qual é o mais utilizado pelas empresas, ocorre quando o setor de gestão de pessoas busca pelo profissional ideal que a empresa deseja no mercado de trabalho.


Após o recrutamento, é necessário fazer uma triagem dos candidatos e analisar os perfis que se adequam melhor à vaga disponibilizada e assim selecionar o profissional ideal para o cargo.


É durante o processo de seleção que acontecem as triagens de currículo, processos seletivos, avaliação psicológica, entrevistas e provas de conhecimentos específicos.


Atrair e selecionar as pessoas certas é o primeiro passo para o sucesso da gestão de pessoas. Mas além de tornar o processo de contratação muito mais assertivo, implantar o processo de recrutamento e seleção de pessoas influencia positivamente em vários aspectos da empresa, trazendo diversos benefícios para a organização como um todo.

Diante disso, destacam-se aspectos os quais podem ser considerados benefícios do processo de recrutamento e seleção, tais como:


O aumento na produtividade: a escolha de um bom profissional gera engajamento para a melhoria nos índices de produção, desenvolvendo suas atividades com mais qualidade e rapidez. As tarefas improdutivas são eliminadas e o atendimento ao público se torna mais eficaz;


Melhora no desempenho dos colaboradores: a contratação de um profissional que esteja alinhado com as expectativas do gestor trará inúmeros benefícios, como aumentar o engajamento da equipe, impactando nos resultados e nas metas;


Redução da rotatividade e custos de contratação: através das melhores estratégias, é possível criar um processo de recrutamento e seleção mais preciso, que saberá escolher os candidatos adequados para os cargos vagos. Ao escolher os profissionais mais capacitados, as chances de que ele desista são menores. Dessa forma, é possível reduzir consideravelmente os gastos com demissão recorrentes.


Ficou mais claro pra você? Agradeço a leitura, e até a próxima!

543 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page