top of page

Propósito individual, propósito organizacional e sentimento de insatisfação e como afetam o turnover

Um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos e que cada vez faz mais sentido no sucesso dos desenvolvimentos de carreira e a questão do propósito. No dicionário o propósito significa “aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito”.


Imagem reprodução da internet

Pensando no contexto das organizações, observar o propósito dos membros da equipe é super importante na medida que esse propósito também gera inspiração para o exercício das funções diárias. Portanto, pessoas que tem um propósito pessoal bem definido, tendem a ser mais engajadas e estáveis nas empresas, isso se os propósitos forem compatíveis é claro.


Mas o que é propósito individual?


Individualmente isso significa o sentido que a pessoa atribui a própria vida, é como um senso de direção que norteia as decisões pessoais e profissionais dessa pessoa. Falando da perspectiva das necessidades humanas o propósito individual é a necessidade que todos sentimos de encontrar inspiração, coisas que nos façam sentir vivos e energizados.

Porém, de acordo com a consultoria Mc Kinsey & Company , 85% das pessoas acreditam que possuem um propósito individual, mas apenas 65% delas sentem que estão trabalhando em favor disso. Essa falta de encontro, entre o propósito e o sentimento de estar trabalhando para ele, causa insatisfação e pode ser um dos motivos do alto turnover em algumas organizações.


Relação do Turnover e sentimento de insatisfação.


É importante lembrar que a taxa de turnover é calculada a partir da relação de funcionários que entram e funcionário que saem da empresa, mas não significa necessariamente que essa taxa seja causada pela falta de investimento em propósito.

É preciso aprofundar o assunto e entender que o pedido de demissão acontece, não somente pela busca de melhores condições de trabalho, mas também motivado pelo desejo de atuar em atividades que gerem motivação, desafio e ambição diariamente.

Portanto é indispensável observar de forma atenta a relação entre os pedidos de demissão e o sentimento de insatisfação dos funcionários. Para obter dados seguros e confiáveis antes de agir.

Líderes de RH vem pensando em formas de dar mais atenção ao propósito individual dos membros das equipes, no intuito de aumentar a motivação e baixar essas taxas, nesse sentido há alguns cuidados que a empresa precisa ter, anota aí:


1. Definir um propósito organizacional autêntico e coerente


Várias pesquisas já apontaram que funcionários são mais propensos a trabalhar em empresas com propósitos bem estabelecidos de mudança no mundo. Portanto a missão organizacional, ou seja o propósito, além de ser legítima deve estar coerente com a prática e o papel da empresa da sociedade. Com isso esse propósito vai além de refletir a responsabilidade social da empresa, também a sua responsabilidade com seus funcionários;


2. Identificar propósitos no recrutamento e seleção


Investigar antes da contratação se há uma ligação entre o proposito da empresa e o do candidato é o que chamamos de avaliação Fit cultural. Essa avaliação reflete a probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar as principais crenças, atitudes e comportamentos que constituem a empresa.

3. Ajudar atuais colaboradores nessa questão


É de extrema importância que os setores de pessoas estejam sempre instigando os funcionários a pensar sobre o propósito individual, para isso pode-se começar incluindo conversas sobre saúde, bem estar no trabalho, produtividade...no intuito de guiar o pensamento do funcionário sobre o tema. Além disso, os dados que podem ser levantados nesses momentos devem ser utilizados na promoção de ações do setor com foco em ajudar o funcionário a desenvolver o tema na sua vida, mas a decisão de aplicar ou não essas práticas devem ser do funcionário.

Dito tudo isso pra além fatores de competitividade e desenvolvimento organizacional é importante que sua empresa opte por ajudar os funcionários com o seu propósito individual também pelo interesse legítimo nas pessoas que fazem parte das equipes!


Gostou dessa temática? Está passando por dificuldades com o turnover da sua empresa? A Efeito Mais possui consultorias especializadas em gestão de pessoas, chame nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp clicando no botão abaixo:






11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page