Por que uma consultoria terceirizada é a melhor opção pra sua empresa.

Não só de ao foco estratégico ao mercado uma empresa precisa atentar-se também em como realizar uma gestão de pessoas adequada e eficiente. Pensando em um contexto onde pequenas empresas não possuem a estrutura de um setor de Recursos Humanos (RH), o primeiro passo para se pensar nisso é estabelecer a visão, missão e valores da empresa. Esses conceitos definem a identidade da empresa, incluindo não só qual o nicho de mercado faz-se atuante, mas também como incluir os colaboradores dentro dos processos de crescimento da empresa.


Depois disso, é preciso estabelecer quais as demandas mais importantes e urgentes estão presentes na empresa, como recrutamento e seleção, planejamento estratégico, desenvolvimento, planos de carreira dos colaboradores, dentre outras. Pensar em quais as necessidades diretamente ligadas ao ambiente de trabalho fazem com que os colaboradores se sintam motivados e engajados com sua empresa empresa.


Uma das soluções mais eficazes quando surge a necessidade de estruturar um setor de Gestão de Pessoas é a terceirização desse serviço. Uma consultoria especializada é capaz de trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores, mesmo não estando vinculada diretamente a empresa, os consultores dominam uma série de técnicas e conhecimentos e trarão um novo e atento olhar para relação a dinâmica da empresa que tornam possível entender as demandas mais urgentes, considerando o clima e cultura organizacionais já estabelecidos. Além disso, ao terceirizar esse serviço você estará lidando com profissionais que buscam atualização e acompanham constantemente as tendências de mercado, e que portanto trarão pra sua empresa a oportunidade de inovação e modernização nesta área.


Além disso, um trabalho de consultoria especializada a longo prazo favorecerá a atuação dos colaboradores, facilitando a integração de recém contratados, guiando os profissionais dentro da empreso para o desenvolvimento e crescimento de suas carreiras. De forma geral, a consultoria atuará no recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, plano de cargos e salários, gestão de conflitos, etc.


Em um primeiro momento, esse trabalho pode ser visto como um tanto crítico, pois em alguns pontos pode promover uma retirada da zona de conforto e movimentar estruturas que estão em inércia. Porém, essa proposta deve ser vista de maneira positiva, já que o desenvolvimento de pessoas está entre os principais fatores competitivos no mercado hoje e se destacam organizações que melhor conseguem promover a qualidade do ambiente de trabalho e melhor gerenciamento das pessoas que compõe seus times.


Tem dúvidas ou precisa de serviços de consultoria em Gestão de pessoas?



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo