top of page

Planejamento estratégico, do plano aos projetos.

Ontem falamos por aqui sobre a importância de acompanhar os relatórios para se ter maior probabilidade de alcançar as metas estabelecidas. Pois bem, mas como fazer um bom planejamento, como definir coisas como tempo de duração, metas, orçamentos...?


Em primeiro lugar você precisa saber onde quer chegar, traçar um plano todos os planejamentos devem ser direcionados a um objetivo, então primeiro você precisa diagnosticar a realidade da empresa e definir quais são os objetivos para o período em questão.


É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem trabalhados. É super importante dizer que esses objetivos devem ser realistas, nada de colocar metas impossíveis ou que demandem de mais do que a estrutura econômica da empresa pode oferecer, lembre-se que um passo de cada vez também leva ao objetivo de forma segura e consciente.


Feito o Plano, você deve partir para os programas, que vai determinar os desdobramentos do plano. Nesse caso, os objetivos estabelecidos para cada um dos setores da empresa na etapa anterior serão os objetivos gerais do programa de cada setor. Como programa podemos ter projeções mais detalhadas por setor, além de determinar a estratégia e a dinâmica de trabalho adequada para o mesmo.

Portanto, é o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior


Os projetos que são a menor unidade do planejamento, propõem a produção de uma ação ou serviço especifico e determina o que será necessário para executá-la como, recursos humanos, recursos materiais...


As diferenças que podemos observar nos planos, programas e projetos estão localizadas no nível de tomada de decisões e também no grau de detalhamento das operações. Enquanto o plano vai ser apenas 1, os programas podem ser vários dependendo das quantidades de áreas da empresa e os projetos em maior número pois tendem a ser mais de um em cada programa.


Veja por exemplo como isso se comporta:


Sendo assim, os planejamentos são extremamente importantes para direcionar os rumos da empresa, e ajudam a guiar todas as atividades ao longo do ano. Geralmente as empresas começam a pensar o seu planejamento, faltando alguns meses para o ano acabar, a depender do tamanho da mesmo.

Isso porque essa é uma tarefa que constantemente é feita de forma colaborativa, trazendo os funcionários, que são quem irá na prática mais que do qualquer outro, executar esses ideais, e por isso o seu envolvimento é importante não só para tornar o planejamento mais realista e representativo, mas também para engajar os funcionários desde o começo.


Faltam 2 meses para 2023, já começou o planejamento 2023 da sua empresa? Se tem alguma dificuldade e precisa de uma consultoria, chame a gente no whatsapp!



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page