• Saiana Soldatelli, Supervisora de R&S

Pesquisa de clima organizacional: Importância e Definições

Clima organizacional é a percepção coletiva que os empregados têm da empresa, através da experimentação prática prolongada de suas políticas, estrutura, sistemas, processos e valores; diagnóstico de atitudes dos funcionários, processos de sensibilização e gestão contínua de clima/cultura que visa facilitar a produtividade, qualidade total e vitalidade empresarial.


Cada vez mais as empresas precisam de informação para melhoria de sua gestão, e para isso a pesquisa de clima é um instrumento capaz de gerar melhorias, ao revelar pontos de dificuldades ou insatisfação de sua equipe, muitas vezes desconhecidos dos gestores, e que prejudicam o resultado global da empresa.


A Pesquisa de Clima Organizacional também proporciona uma análise da organização com o seu ambiente, assim como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores na empresa e de sua interação com os demais.


Tida como uma das principais ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas pela gestão de pessoas, a pesquisa de clima organizacional visa analisar o engajamento e a satisfação dos colaboradores.


O clima organizacional busca visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia a dia. A análise de resultados da pesquisa de clima contempla os pontos fortes e os pontos que apresentam espaços de melhoria para o efetivo crescimento para empresa.


Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou comentário, estamos à disposição.

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