Cada vez mais no âmbito organizacional vem se utilizando o termo fit cultural. Alguns especialistas na área de gestão de pessoas definem o termo como a capacidade de uma pessoa de se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa. Quando um processo de recrutamento leva em conta esses aspectos, consegue-se obter resultados importantes na seleção, tanto para empresa, quanto para os candidatos. Esse olhar para os valores do candidato previne contratações equivocadas, como no caso de empresas mais descontraídas contratarem pessoas que prefiram se portar de forma mais formal, por exemplo.
A análise do fit cultural avalia se o perfil do candidato vai de encontro com a cultura organizacional da empresa, e quanto mais alinhado estiver o fit cultural entre empresa e candidato, mais ele ficará engajado com as metas da empresa e se integrará com a equipe. Investigar o fit cultural na etapa de entrevista garante maior assertividade na contratação, permite também retenção dos talentos, motivação no ambiente de trabalho, aumento no desempenho, produtividade, maior envolvimento e coesão entre as equipes.
É importante lembrar que candidatos não alinhados com a cultura organizacional muitas vezes terão dificuldades para se integrar no ambiente de trabalho, aumentando a probabilidade de aumento do turnover (rotatividade), que tende a diminuir a partir do momento que você contrata pessoas alinhadas à cultura da empresa.
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