top of page

Diversidade dentro das empresas: entenda por onde começar

Pensar em diversidade dentro das organizações de trabalho tem se tornado tema importante para a área de RH, em vista de que atinge os fatores de construção social, como faixa etária, nacionalidade e orientação sexual. Somado a isso, é fundamental compreender que pensar em diversidade vai além de respeitar as diferenças, mas entender que uma equipe diversificada pode contribuir para o crescimento e sucesso de uma empresa, uma vez que um quadro de colaboradores diversificado consequentemente pode trazer pensamentos diferentes sobre temas que até então estavam sendo debatidos de forma unilateral.


Uma empresa que se preocupa e promove a diversidade, demonstra estar comprometida com a sociedade como um todo. Além disso, investir em uma cultura de valorização dos grupos de minorias tende a gerar um aumento no engajamento, motivação e produtividade dos colaboradores. Ainda pode fazer com que passe uma imagem positiva no mercado, tanto em relação aos clientes, assim como marca empregadora. No entanto, fazer a gestão da diversidade, ainda nos dias de hoje, não se configura como um processo fácil, uma vez que precisam ser definidos meios de estabelecer práticas dentro da empresa para que se torne efetivamente uma cultura plural.


Em função disso, existem alguns aspectos que precisam ser considerados:

  • é necessário que sejam criadas políticas inclusivas específicas para que, a partir disso, o quadro de colaboradores entenda que existem normas internas a serem respeitadas;


  • é necessário, também, que os líderes sejam os principais percursores das práticas de diversidade, tendo em vista que poderão ser vistos como exemplos e deverão manter um tratamento igualitário perante os demais colaboradores.


  • Ainda, podem ser criadas métricas de monitoramento através de indicadores, dessa forma, pode ser acompanhado o progresso das ações e melhorar o que ainda não estiver sendo alcançado.

Criar uma política de gestão da diversidade pode ser um processo desafiador, porém fundamental para promover o respeito às diferenças e contribuir para uma sociedade mais humana, empática e plural. Somado ao fato de que transmite uma imagem positiva da empresa como uma organização que se preocupa com as pessoas e as suas singularidades.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page