Nós não cansamos de repetir o quanto cada etapa é importante para que seja possível proporcionar o encontro ideal entre empresa e candidato. Pense conosco, para o candidato é super frustrante começar a trabalhar em uma empresa e 1 mês depois descobrir que ela não era o que você esperava, já para a empresa também pode ser frustrante contratar um novo funcionário e depois disso descobrir que ele não possui o perfil necessário para o fit cultural da empresa.
Tudo isso gera além de frustração, a perda de tempo e retrabalho para ambos os lados, e é para evitar isso que o processo tem uma série de etapas. No geral o processo seletivo é formado por um conjunto de técnicas que tem o objetivo de “filtrar” e auxiliar na escolha dos profissionais mais adequados para um determinado cargo a ser preenchido. Cada etapa vai identificando se o candidato tem as características e competências necessárias para atuar nesse cargo.
Muitas pessoas se perguntam porque de haver essas etapas, e como cada uma delas impacta no resultado final do processo. Hoje vamos explicar o que cabe em cada uma das fases realizadas aqui na Efeito mais. Claro, levando em consideração que essas fases podem variar de acordo com a modalidade contratada pela empresa.
Fase 1. Candidaturas
Nesta fase, a vaga já está disponível no nosso site e divulgada nos nossos canais digitais. É nesse primeiro momento que você vai ficar sabendo da oportunidade e poderá candidatar seu currículo através lá do site mesmo. É importante ressaltar que aqui na Efeito Mais somos adeptos de processos mais ágeis e por isso nem essa nem as outras fases tem intervalos de tempo muito longos, com muitos dias, então quando se interessar por uma vaga se candidate imediatamente.
Fase 2. Triagem e chamada para entrevistas
Na fase de triagem os nossos recrutadores irão receber os currículos que se candidataram na fase anterior e fazer uma triagem simples, verificando se existem os pré requisitos básicos solicitados pela empresa contratante, eles podem ser: formação profissional, disponibilidade de horários, conhecimentos específicos... Por isso é importante estar sempre com seu currículo bem completo e atualizado.
Fase 3. Entrevistas
Esse é o momento do primeiro contato com nossos recrutadores. Podem ser realizadas entrevistas coletivas, com dinâmicas em grupo e entrevistas individuais, a depender o tipo de contratação da empresa que está ofertando a vaga. Nessa fase você precisará ir até a sede da Efeito Mais.
Fase 4. Testagens
A fase de testagens é a que gera mais curiosidade, nela são aplicados testes específicos de personalidade, comportamento, atenção etc.. Esses testes são ferramentas de uso exclusivo de profissionais de psicologia e não podem ser acessados por nenhum outro profissional. O que é importante sabermos é que eles são instrumentos que ajudam a saber se seu perfil vai estar alinhado com o fit cultural da empresa.
Fase Final com a empresa contratante
Feitas as entrevistas e testagens, os currículos selecionados pela Efeito Mais serão encaminhados para uma entrevista com a empresa e é ela quem vai apontar qual dos candidatos ou candidatas selecionados aqui deseja contratar para o seu quadro de funcionários.
Está buscando uma oportunidade de emprego? Acesse nossa lista de vagas clicando abaixo
Comments