É uma reflexão bastante difundida a necessidade ter-se o melhor candidato para a vaga de trabalho. Claro que, para isso acontecer, é preciso planejar um processo seletivo, a partir da demanda surgida. Esta etapa de planejamento se torna estratégica pelo fato de se pensar no fazer a seleção para uma vaga, além de também propriamente sobre as prioridades e urgência da mesma.
Planejar utilizando planilhas, esquematizar, estipular datas e prazos para cada etapa, são questões práticas importantes, pois auxiliam em como realizar o processo.
Mas mais do que isso, é necessário que se tenha bons currículos para uma vaga, e é nessa etapa que talvez seja a mais desafiante do processo. Recrutar bons candidatos que atendam aos requisitos de uma vaga é o fator norteador, mas sempre podemos considerar mais de uma possibilidade. É nesse ponto que pretendemos chegar: alcançar o maior número de pessoas, para que se tenha uma quantidade interessante de currículos, conforme os requisitos prepostos de uma vaga.
Estamos tratando aqui da parte prática, mas de grande importância, pelo fato de que boa parte do conhecimento nos processo de Recrutamento e Seleção se constroem a partir da mesma.
Para recrutar bons currículos, é necessário usar estratégias que sejam eficientes e de fácil acesso ao público-alvo pretendido. Atualmente, as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.) são as principais ferramentas em termos de divulgação de oportunidades, pela praticidade em manuseá-las e acompanhá-las. Estratégias de divulgação, quando são bem planejadas, possuem um alcance significativo.
Além disso, um sistema mais informatizado se torna também uma importante alternativa para captar currículos. Um banco de dados, onde os candidatos possam cadastrar os mesmos na oportunidade de trabalho que desejarem, deixa o processo mais próximo em relação a eles. A informatização permite que se acompanhe esse processo, deixando um pouco de lado o tradicional método, de direcionar-se até uma empresa para disponibilizar seu currículo a ela – não que isso não seja importante. Muito pelo contrário, mas a praticidade que a tecnologia proporciona torna mais ágil, otimizando ainda mais o processo.
Não só em quais os aspectos importantes de se encontrar em um currículo como também de que forma consegui-los são pontos importantes a se considerar. A delimitação do que se pretende encontrar nos leva a pensar onde buscar ou seja, em quais meios se tornam interessantes para captar candidatos. Para isso, delimitar o público e estabelecer os requisitos de forma clara norteiam em quais ambientes – pensando mais nos virtuais – pode-se procurar.
Para uma vaga mais administrativa ou de gestão, talvez um banco de dados seja uma interessante alternativa de captação. Já para uma vaga mais operacional, as redes sociais podem facilitar. Por isso que essa etapa é estratégica: é necessário saber o que se quer para ir em busca.
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