top of page

Avaliação de desempenho: o que observar antes de realizá-la

No dia a dia das empresas se percebe a necessidade de se mensurar o desempenho dos colaboradores, pois é a partir destes resultados que surge a possibilidade de se identificar gaps e de se investir no desenvolvimento da equipe, potencializando os resultados. Mas como fazer isso?

Uma das maneiras encontradas seria por meio da Avaliação de Desempenho que é utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas para analisar a performance dos colaboradores. É através dela que se avalia os comportamentos e competências técnicas de todas as pessoas que compõem a empresa. O seu objetivo é identificar os pontos de melhorias nos colaboradores e desenvolvê-los, assim como, trazer dados precisos e históricos para a equipe de Gestão de Pessoas pensar em estratégias de melhorias. Porém, antes da Avaliação de Desempenho ser implementada é fundamental que os diretores juntamente com o setor de Gestão de Pessoas respondam aos seguintes questionamentos:


  • A empresa definiu claramente qual é a sua missão, visão e valores? Estes são de conhecimento dos colaboradores? Todos os integrantes da empresa as vivenciam diariamente?

  • Já possuímos de maneira estruturada as descrições de cargos? Estes foram repassados de maneira aberta para os colaboradores?

  • No momento em que se realiza o recrutamento e seleção de novos colaboradores consideramos os itens mencionados anteriormente? E quando recebemos uma nova pessoa em nossa equipe está passa por integração e treinamento?


Você deve estar se questionando: O que estas perguntas têm a ver com Avaliação de Desempenho? Então, vamos te responder. Só é possível mensurar o desempenho de um colaborador quando ele sabe claramente quais são suas responsabilidades no cargo que ocupa, assim como, ele deve ter recebido treinamento e integração. Além disso, o recrutamento e seleção, a descrição dos cargos, o treinamento e a integração devem seguir os princípios da missão, visão e valores da empresa. Por este motivo, antes de se pensar em avaliar o desempenho das pessoas que integram a organização é primordial que sejam pensadas a estrutura de Gestão de Pessoas.

Lembrem-se: só podemos avaliar um colaborador quando ele souber de maneira clara quais são suas responsabilidades dentro da organização e que tenha recebido treinamento adequado. Portanto, antes de colocar em prática a Avaliação de Desempenho, organize a política e estrutura da empresa. Tenha claro que ao avaliar a performance das pessoas se terá acesso a um resultado que demonstrará pontos que deverão ser melhorados. Então, a partir destes, serão necessárias ações que promovam o desenvolvimento dos colaboradores.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page