top of page

As tendências de recrutamento e seleção para 2021

O ano de 2020 foi de transformações para o mercado de recrutamento e seleção. De uma hora para outra, tivemos de digitalizar 100% dos processos, sem comprometer a experiência dos candidatos e a efetividade das seleções. Buscamos novas tecnologias, repensamos métodos e revisamos dinâmicas presenciais para readequá-las à nova realidade. Agora, é hora de olhar adiante, antecipando soluções.


A pandemia mudou de maneira definitiva o modo como trabalhamos e, por consequência, a maneira como encontramos e selecionamos os talentos. Uma pesquisa sobre o futuro do recrutamento, realizada pelo LinkedIn com mais de 1.500 usuários, entre eles líderes de pessoas, mostrou que os processos seletivos online vieram para ficar: 81% dos profissionais disseram acreditar que eles se manterão no pós-pandemia. Essa é uma tendência irreversível, mas ela traz um grande desafio junto com ela: o ponto de equilíbrio.


Quando houver segurança para voltar às atividades presenciais para seguir encantando e descobrindo os melhores talentos teremos de desenhar sistemas que otimizem o tempo dos candidatos, mas também os surpreendam com vivências e interações olho no olho. Ou seja, vamos precisar refletir sobre nossos objetivos e tomar decisões estratégicas sobre quais etapas devem ser online e quais devem ser presenciais — e o porquê.


Outro movimento fundamental é o do legado para os candidatos. Nos últimos anos, as práticas de recrutamento e seleção evoluíram a passos largos. Hoje, tem à disposição softwares, tecnologias imersivas e testes sofisticados para as contratações. Só que isso já não é mais suficiente, afinal, o mundo ficou tão acelerado e complexo que, se o profissional sair do processo seletivo exatamente como entrou, algo deu errado.


E não estamos falando sobre oferecer feedback, e sim sobre proporcionar aprendizado e desenvolvimento. Turbinar a jornada do recrutamento e seleção com iniciativas que promovam aprendizado faz bem tanto aos candidatos quanto às empresas.


Gostou da leitura? Compartilhe com os seus colegas!

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page