top of page

A sua empresa sabe a importância de um processo seletivo?

Selecionar novos colaboradores é uma missão que está presente na rotina de todas as organizações. Sendo considerada a principal maneira, o processo de recrutamento e seleção tem como objetivo analisar as competências dos candidatos para agregar em sua equipe um talento que realmente se encaixe, somando valor e produtividade no ambiente de trabalho. Mas a sua empresa sabe a importância de um processo seletivo assertivo?

Uma contratação equivocada pode provocar uma série de adversidades que poderiam ser facilmente evitadas, sem gerar gastos e nem perda de tempo desnecessários. Para isso, podemos pensar em algumas soluções de planejamento que vão alinhar o seu processo de seleção, tornando-o mais eficaz e objetivo.

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que, apesar da necessidade de preencher uma vaga de maneira ágil, é importante não pular etapas do processo.

Sendo assim, é imprescindível que a empresa levante questões como: salário, benefícios, horários, perfil desejado do candidato, perspectiva de carreira, propósito dentro da equipe e entre outras premissas relevantes. Além disso, essas questões precisam ser avaliadas com calma e por alguém que faça parte da rotina em que o colaborador será inserido. Garantir que essa etapa vai ser realizada de maneira eficiente, é também garantir que bons talentos serão atraídos, afinal, é a descrição da vaga que irá definir as competências técnicas necessárias para o cargo.

Após isso, na triagem, devemos considerar que o currículo é a soma do candidato, mas não o produto total. É importante que possamos investigar, conhecer e abordar questões que não vão ser percebidas em um papel (ou pdf), afinal, como o próprio nome diz, se trata de uma seleção de pessoas. Essa seleção se constitui em identificar os candidatos potencialmente qualificados para a posição trabalhada, que, não necessariamente, vão ser os que possuem o melhor currículo ou as melhores qualificações. É nesse momento que entram as avaliações psicológicas, comportamentais e psicossociais, que vão ajudar a ajustar o perfil do candidato com as atividades e a cultura da empresa. O alinhamento entre os líderes da equipe que irá receber o candidato contratado também é extremamente importante e facilitará a ambientação dessa nova pessoa, auxiliando na sua adaptação e consequentemente em seu desempenho.

Não existe uma fórmula mágica, mas inserir essa pequena lista de estratégias no seu planejamento, sem dúvidas irá garantir um novo colaborar que verdadeiramente faça sentido para a sua empresa. Uma vez que essas etapas sejam puladas ou feitas de maneira inadequada, há o risco de afetar a empresa causando perda de tempo, dinheiro e eficiência. Sendo assim, um processo de recrutamento e seleção bem sucedido é o caminho que vai levar a sua organização a alcançar seus objetivos e o alto rendimento das equipes.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page