• Caroline Menezes, Assistente de R&S

Saúde mental no trabalho em tempos de Pandemia do COVID-19

O contexto da pandemia e da crise econômica e sanitária reforça a existência de diferentes realidades no ambiente de trabalho, com pessoas exercendo suas atividades em home office e outros prestando, presencialmente, serviços essenciais à população. Nos dois casos, a saúde e a segurança passaram a ganhar ainda mais importância com as ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.


No que se refere à saúde, mais especificamente a saúde mental no contexto do trabalho, sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha.


Além disso, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior a uma pesquisa coordenada pela Fiocruz, e feita em parceria com outras instituições.


Neste cenário, temos o trabalho e o ambiente de trabalho, considerado um valor fundamental do ser humano e essenciais para a saúde mental. A construção do sentido de propósito, recursos financeiros, identidade, sensação de pertencimento à organização, são sentimentos que promovem o bem-estar psíquico e extrapolam as fronteiras da saúde e adentram o cenário econômico.


No entanto, a economia global devastada piora as condições socioeconômicas dos países e, consequentemente, dos indivíduos que, quando se mantêm empregados, podem vir a apresentar uma queda do bem-estar no trabalho, que por sua vez reduz a produtividade. O contexto de crise interfere tanto nas condições da organização do trabalho como na vida das pessoas de modo geral.


Ressalta-se que o trabalho sempre foi um aspecto importante na formação da identidade pessoal e social, reajustando, em parte, a vida emocional e as inter-relações humanas, dando espaço para que as emoções e sentimentos se ajustem às suas diversas necessidades em sociedade.


O ser humano precisa de diferentes espaços para se constituir.


É importante que as empresas busquem modelos que se adaptem às suas realidades, respeitando as singularidades de cada um, uma vez que não existe uma receita ou fórmula universal para a implantação de um plano que vise o bem estar dos trabalhadores.


Neste contexto de pandemia, em que se estabelecem dúvidas, e angústias é necessário assistir e cuidar para que o trabalhador possa ser amparado em suas necessidades e que possa trabalhar em condições que propiciem o seu bem estar.



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo