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ROTATIVIDADE NAS EMPRESAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

A rotatividade de funcionários ou turnover é a taxa que mede a frequência com que os trabalhadores deixam a empresa. O turnover pode estar associado ao fato de a empresa não conseguir reter, engajar e/ou motivar seus colaboradores. Em consequência disso, podem surgir prejuízos, como elevados custos com desligamentos e novos processos de recrutamento e seleção para suprir àquela demanda, assim como novos treinamentos, que acabam impactando no tempo que o novo colaborador irá levar para se adaptar às suas atividades de trabalho, da mesma forma que tomará tempo do respectivo gestor ou colega que irá treinar. Diante disso, pode-se afirmar que elevadas taxas de rotatividade podem impactar tanto na produtividade quanto nos resultados da empresa. Entre os diversos fatores que podem influenciar na grande rotatividade dentro da organização ou em um determinado setor da mesma, podemos destacar:


  • Remuneração incompatível com o cargo;

  • Falta de reconhecimento e de investimento nos funcionários;

  • Falta de possibilidade de crescimento;

  • Comunicação falha ou falta de transparência.

Em razão disso, iremos apontar formas de diminuir a rotatividade nas empresas. Dentre elas - e uma como ponto fundamental - está o processo de seleção. Um processo seletivo bem organizado e estruturado, sendo realizado com cuidado, levando em consideração a cultura e os valores da empresa, tende a auxiliar para que o colaborador - quanto mais alinhado à empresa - permaneça na mesma. Outro fator importante é o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Uma empresa que investe nos seus funcionários demonstra que acredita no potencial deles assim na evolução de cada um, mantendo-os motivados.

Outra ação necessária pode ser realizar uma pesquisa de clima organizacional, a fim de compreender o que pode estar levando os colaboradores a não quererem continuar em um determinado setor ou na empresa como um todo. E por fim – mas não menos importante – está a comunicação interna. Atuar de forma transparente e investir em meios de comunicação, evita que ocorram boatos ou inseguranças. O alinhamento entre a comunicação de todos faz com que os anseios dos colaboradores e da empresa fiquem claros para ambas as partes, fazendo com que os trabalhadores se sintam parte do todo.

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