top of page

Recrutamento e seleção: Aliar qualidade com agilidade não só é possível como deve ser prioridade!

Segundo dados do IBGE, no 3º trimestre de 2022 o Brasil possui cerca de 9,5 Milhões de pessoas desempregadas, esses números somados as altas taxas de inflação que o país acumula ao longo do ano preocupa muitas pessoas, pois significa tempos difíceis já que a inflação alta por si só já reduz o poder de compra dos cidadãos, somando o desemprego isso só se agrava.


Mas o que isso tem a ver com recrutamento e seleção?


Bem, otimizar os processos nesse setor se torna benéfico tanto para empresas quanto para candidatos nesse contexto, uma vez que ele é a porta de entrada dos candidatos para as empresas e visse versa. Sendo assim é necessário que o setor seja menos operacional e mais estratégico nesse sentido e que tenha como prioridade processos ágeis e com qualidade.

Isso significa um compromisso não só com os resultados finais, ou seja, as contratações, mas também com a eficiência e eficácia dos processos, o emprego de metodologias ágeis, usos de tecnologias e outras técnicas e ferramentas modernas em detrimento de abordagem tradicionais

Tudo para facilitar a vida de quem contrata e de quem está sendo contratado, respeitando o tempo e a disponibilidade dessas duas partes.

Mas como fazer isso é a pergunta que você deve estar se fazendo, por onde começar essa mudança para priorizar e garantir essa agilidade? Será preciso reestruturar todo o setor de RH da minha empresa?

A resposta é, talvez! É importante saber que não existe uma fórmula mágica para isso, o ponto de partida é o mesmo fazer uma análise dos processos na sua empresa, mas depois disso o caminho será diferente em cada ambiente organizacional, porque vai depender de quais processos você identificar que podem ser melhorados, quantas pessoas isso envolve e como vai impactar na cultura organizacional.

Por isso a dica de ouro é “não saia mudando tudo sem antes analisar e planejar” e mesmo fazendo uma análise você sentir dificuldades em por em prática o seu planejamento, então está na hora de pedir ajuda a especialistas para ser o mais assertivo possível e não acabar gerando um desequilíbrio no setor.

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page