top of page

O que é Machine Learning e como essa tecnologia pode ser usada no setor de RH.


Nos últimos anos surgiram muitos novos termos na área de recursos humanos. É claro, isso se dá devido ao enorme número de mudanças que veem acontecendo no setor com todas as mudanças forçadas pela pandemia nessa área, e em diversas outras. O machine learning é um desses termos e hoje vamos explicar o que é esse conceito e como você pode usá-lo dentro do Rh da sua empresa.



Segundo o blog RH PORTA, o Machine Learning “ se traduz em Aprendizado de Máquina e representa os algoritmos de autoaprendizagem que fazem com que as máquinas executem tarefas baseadas em padrões pré-estabelecidos, sem que o programa precise de intervenção humana a cada ação.


"O termo, foi usado pela primeira vez por Arthur Lee Samuel, funcionário da IBM, no contexto do jogo de damas, lá nos anos 50. Ele foi pioneiro nesta tecnologia com o software Game of Checkers. Aos poucos, o conceito começou a ser aplicado em diversas áreas, chegando ao RH."

Basicamente o aprendizado de máquina pode ser usado em diversos âmbitos dentro do Rh, desde o recrutamento e seleção, até para treinamento, desenvolvimento e retenção de talentos.


Por exemplo:


Para o recrutamento e seleção, essa tecnologia pode ser capaz de aceitar e rejeitar currículos de acordo com a compatibilidade com a empresa, deixando o trabalho dos recrutadores mais ágil por encurtar o caminho até o candidato ideial.

Para treinamentos e retenção de talentos o software pode ser aliado a ouras tecnologias como a people analytcs, no sentido de identificar comportamentos com funcionários e fornecer aos gestores de RH insights sobre eles, e previsões de seus impactos. Tornando possível cruzar informações e produzir programas de treinamentos mais assertivos, ou verificar as chances desses funcionários deixarem a empresa.


Por isso, esses programas trazem inúmeras vantagens para o setor, como:

  • Otimização do tempo;

  • Melhoria no uso de recursos;

  • Tomada de decisões estratégicas;

  • Maior previsibilidade das ações;

  • Prever tendências;

  • Maior autonomia na gestão de pessoas;

  • Mais objetividade no recrutamento e seleção;

  • Redução da taxa de turnover.

Mas preste atenção, apesar das vantagens, nem todos as empresas estão preparadas para criar softwares de Machine Learning, ou por não ter uma equipe capacitada de programadores ou por ainda não estar preparada para esse passo.

Você deve saber ponderar se essa estratégia será o ideal para o seu negócio e se é possível fazer esse investimento.


Fonte: RH portal

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page