Definir um bom plano de cargos e salários é um passo fundamental para uma gestão de pessoas assertiva. Essa ferramenta auxilia na motivação dos colaboradores e serve para esclarecer quais são as qualificações técnicas necessárias ao cumprimento das atividades.
Para que um plano de Cargos e Salários funcione, é necessário que o responsável da área se reúna com a equipe e defina quais são os cenários possíveis, as estratégias a serem utilizadas e os critérios para a promoção ou progressão na carreira e, o que é mais importante, os métodos que serão utilizados para acompanhar o desempenho dos colaboradores.
O plano de cargos e salários corresponde à arquitetura do sistema de remuneração, ou seja, a descrição detalhada das políticas salariais, responsabilidades, competências, requisitos e relações entre as posições na empresa.
Entre outras características, um bom plano envolve o seguinte:
descrição de atividades
Ranqueamento de cargos e construção do organograma
Análise de equilíbrio interno e externo
Adequação aos planos de carreira
Políticas salariais.
Trata-se, portanto, de um relevante componente da proposta de valor para os colaboradores, que passam a enxergar as perspectivas de crescimento na organização, além de que pode resultar em motivação, engajamento e permanência.
Para você desenvolver os planos existentes ou implementar uma nova política, é necessário:
Fazer uma coleta de informações sobre a empresa e o mercado;
Relacionar e descrever os cargos da empresa – para fazer a descrição de um cargo, é necessário entrevistar os colaboradores e/ou os gestores de área;
Definir os salários através de uma pesquisa de mercado;
Mensurar a competitividade salarial;
Levar em consideração o momento financeiro da empresa;
Definir as etapas para a progressão de carreira e, por fim, criar uma política para o plano, ou seja, como ele será proposto.
Quais os benefícios resultantes de um bom plano de carreira ?
Aumento da motivação
Construção de uma boa marca empregadora
Ter ferramentas para reter talentos
Auxiliar no planejamento financeiro
Promover o equilíbrio da empresa,
Assim como definir de forma clara as funções de cada colaborador e otimizar os processos de recrutamento e seleção.
Obrigada pela leitura!
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