O mundo real não é exatamente como vemos na TV. Insistir em um ambiente diverso é cultural

Aproximar o ambiente da sua empresa a realidade é super importante para fazer com que as pessoas tenham mais engajamento e sentimento de pertencimento, justamente pelo fato de sentirem-se representadas ou até mesmo apoiadas e incentivadas e se desenvolverem.



Para a Lia Rosa, gestora administrativa da Animati Net Pacs, uma organização com ambiente diverso proporciona aos seus colaboradores um espaço onde a diferença está presente diariamente e, consequentemente, torna possível cada vez mais assimilar a realidade de que vivemos em um mundo cheio de diferenças, sejam elas físicas ou comportamentais. Ou seja, o mundo real não é como nos acostumamos a ver na TV, revistas e outdoors, onde todas as pessoas se parecem muito umas com as outras - não só na forma de se expressar, mas também nos padrões corporais, vestimentas e forma de pensar. Assim sendo, a empresa atenta a esta temática, recebe e respeita cada pessoa por aquilo que carrega dentro de si, construindo uma cultura mais saudável e inclusiva.

Além do mais, a diversidade está intimamente ligada à sobrevivência das empresas e já existem pesquisas apontando o fato. De acordo com o estudo da consultoria McKinsey[L1], empresas que adotam a diversidade são mais saudáveis, felizes e rentáveis. O estudo destaca a interconexão da diversidade com práticas de negócios positivas, comportamentos eficazes de liderança, saúde organizacional e performance do negócio.


Alexandre Martins, sócio diretor da Efeito Mais alerta que para garantir o sucesso das iniciativas que buscam implementar a diversidade nas empresas existem alguns pontos que são imprescindíveis, exemplo:

  • Incorporar as ações nos valores da empresa: Não basta apenas discutir a respeito, é preciso que a empresa encare as mudanças de maneira permanente, adotando a diversidade como uma prática de seus valores de fato.

  • Aplicar isso a cultura organizacional de maneira natural: Não são ações especificas em datas sazonais que vão garantir que um empresa seja diversificada, é preciso que o fomento a diversidade seja aplicado constantemente na rotina diária da empresa, isso acontece através dos lideres e gestores que devem estar alinhados com as mudanças de forma permanente e preparados para implementá-las em suas decisões e orientações as equipes.

  • Ter um sistema de suporte, monitoramento e avaliações a disposição: para garantir que as ações implementadas estejam sendo efetivas na prática é preciso ter pessoas específicas para monitorar e avaliar. Além disso é muito importante ter cuidado com a integração das pessoas e ter um suporte para lidar com eventuais questões e dificuldades de adaptação.

A Lia concluiu ainda que as empresas comprometidas com a diversidade também são aquelas alinhadas com as melhores práticas de gestão de negócios, o que, consequentemente, atrai os melhores profissionais, os quais buscam cada vez mais as melhores empresas para se trabalhar. Diante da escassez de profissionais de alta performance, ter qualquer tipo de preconceito e discriminação na hora de realizar recrutamento e seleção não faz sentido, totalmente contra produtivo.

Quanto mais as empresas compreendem com clareza quais são as características técnicas e comportamentais dos profissionais que necessitam para preencher suas vagas, mais vão perceber que diferenças na aparência ou condições físicas não interfere na qualidade do trabalho e das competências. Da mesma forma quando a condição física se tornar uma questão, é porque estamos diante de uma oportunidade de adaptar, incluir e acolher.

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais @efeitomaissm @animatinetpacs



Autores:
Lia Rosa – Gestora Administrativa Animati Net Pacs
Cassiane Bardim – Estagiária de Psicologia Animati Net Pacs
Alexandre Martins - Sócio Diretor Efeito Mais Gestão e Desenvolvimento
Revisão:
Paola Silva - Assessora de comunicação

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo