top of page

Não basta produzir relatórios, é preciso acompanhá-los!

Estabelecer metas é crucial não só para a sobrevivência, mas também para que uma empresa continue a se desenvolver e crescer em ritmo constante.


Esse processo é totalmente personalizado e vai ser diferente de uma empresa pra outra, cada empresa escolhe a melhor forma de construir essas metas de acordo com sua cultura, estrutura e visão para o futuro. Mas essa é a parte mais “simples” de todas, depois de estabelecidas, as metas precisam ser monitoradas e acompanhadas para garantir que não sejam em vão.


Isso mesmo, muitas pessoas acreditam que estabelecer metas e no final do processo verificar se foram atingidas ou não é suficiente, mas não é, monitorar os relatórios constantemente é super importante para o sucesso de uma meta. Veja alguns motivos super importantes para você nunca tirar o olho dos relatórios de metas:


1. Possibilidade de ajustar o planejamento;


Você pode estar se perguntando “mas ajustar o planejamento é uma coisa boa?” a resposta é sim! Dificilmente um planejamento não sofre alguns ajustes no decorrer da execução, isso porque prever 100% do que vai acontecer é impossível e quando você acompanha os relatórios de atividades você consegue encontrar os imprevistos mais rápido e adaptar seu planejamento antes que as coisas fiquem ruins sem você nem ter percebido o que aconteceu;


2. Visualizar onde estão os déficits e o foco do bom desempenho;


Esse item é de praxe, poder visualizar onde as coisas estão indo mais devagar para dar uma atenção maior e onde estão indo muito bem para potencializar esse desempenho dentro da empresa é básico da rotina empresarial e só pode ser realizado quando se está acompanhando atentamente as atividades e seus resultados;


3. Maior probabilidade de alcançar o objetivo no final do processo;


Se você está acompanhando as atividades, fazendo os ajustes sempre que necessário, dando apoio as áreas com desempenho mais baixo e potencializando as com melhor desempenho, sem dúvidas suas chances de chegar na sua meta são bem maiores concorda?


4. Uma visão realista sobre as atividades


Quando você não tem relatórios sólidos para centralizar todo tipo de informação, você pode acabar recebendo apenas uma parcela das informações, que logicamente serão as boas, por exemplo, no setor de vendas seus colaboradores podem relatar a você apenas que fizeram uma venda muito boa no dia, e não relatar que venderam abaixo da meta o restante da semana, isso faz você criar uma visão distorcida do negócio. O que não acontece se você tem pleno controle dos relatórios.


Mas que tipos de relatórios posso produzir pra conseguir olhar para a vasta gama de áreas e atividades que compõem a empresa?


Bem você pode segmentar os relatórios por setor, por área ou por atividades especificas, por exemplo o setor financeiro pode ter um relatório geral, mas é importante que ele tenha outros relatórios mais específicos como de gastos, faturamento, inadimplência etc..


O importante é você ter maneiras de acompanhar de maneira geral as informações mais importante do negócio!


E você, está acompanhando os relatórios ai na sua empresa?


15 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page