top of page

Manutenção do clima organizacional: Uma estratégia para o ano todo!

2023 começou com tudo e após as festividades de ano novo tudo fica mais leve, e o clima é sempre de energias renovadas e vigor para entrar o ano com tudo!


E por estar tudo “tranquilo” na empresa, gestores podem achar que não é necessário implementar ações de melhoria do clima nessa época. Mas isso é um engano, deixar para pensar nas melhorias apenas quando o clima já está ruim é um erro que pode ser fatal e acabar sendo interpretado de forma equivocada pelas equipes.

Por exemplo, uma empresa que não cuida da saúde de seus funcionários ao ponto de eles desenvolverem lesões em função do esforço repetitivo ou se queixarem sobre a carga física de suas tarefas, e só então decide implementar ações como ginástica laboral etc. Provavelmente será interpretada como somente uma obrigação, fazendo com a ação não gere impacto significativo na satisfação dos funcionários.

Portanto, algumas ações de melhorias podem ser consideradas ações de manutenção do clima organizacional e devem ser pensadas e executadas o ano todo. Assim os funcionários se sentirão valorizados e satisfeitos por entenderem que a empresa se preocupa com seu bem estar e com a qualidade do ambiente de trabalho.

Vou elencar aqui, 4 ações de manutenção do clima organizacional que você pode começar a executar ainda esse mês aí na sua empresa.


Ginástica laboral

Mesmo que sua empresa seja pequena, tenha poucos funcionários e não exija esforço físico deles durante o dia, a ginástica laboral pode ser muito benéfica para aqueles que ficam sentados por longos períodos de tempo, além de ser uma aliada na redução do estresse e proporcionar um momento de integração entre as equipes;


Ofereça benefícios

Sua empresa deve buscar oferecer benefícios que sejam relevantes para seus funcionários além do dia a dia de trabalho. Plano de saúde e vale alimentação não estão aqui nessa lista, esses são básicos, procure diversificar oferecendo programas com descontos em academias, eventos culturais, experiências gastronômicas... Com certeza isso irá ajudar a tornar o vínculo dos seus funcionários com sua empresa bem mais fortes.


Gamificação

Essa estratégia significa usar recursos em formato de jogos para estimular os colaboradores, você pode criar metas especificas que quando alcançadas serão recompensadas com folgas ou com prêmios. Além de ser divertido essa estratégia também pode fortalecer a união das equipes!


Contribua para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Nenhum funcionário gosta de se sentir preso, sem liberdade para desenvolver algumas tarefas paralelas ou poder negociar folgas e horários, todos tem uma vida fora do trabalho e para que ela aconteça de forma saudável e necessário o mínimo de flexibilidade das empresas. Isso se intensificou muito com a pandemia, uma pesquisa do LinkedIn em 2022 apontou que 78% das pessoas entrevistadas passaram e querer mais flexibilidade depois da pandemia, mostrou ainda que 30% deixaram seus empregos por falta de flexibilidade e 40% já consideraram essa possibilidade. Então, essa é uma mudança que pode acontecer na mentalidade da sua empresa após uma avaliação dos fluxos e jornadas de trabalho.



Gostou das dicas, está com dificuldades de implementar ações para melhoria do clima organizacional ai na sua empresa? Chama a gente no WhatsApp, nossos consultores podem te ajudar.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page