top of page

Inclusão de jovens com necessidades especiais em vagas de estágio.

Atualizado: 2 de mar. de 2023

A inclusão de estagiários com necessidades especiais pode trazer diversos benefícios para as empresas e para os próprios jovens profissionais. Para realizar essa inclusão, é importante que as empresas adotem medidas para garantir acessibilidade física e tecnológica, bem como promovam a capacitação e o acolhimento desses estagiários.


A inclusão desses estagiários permite que esses jovens profissionais tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências, além de se sentirem valorizados e inseridos na sociedade. Além disso, pode contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empresarial mais inclusiva e para o cumprimento da legislação que prevê a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


Infelizmente, ainda é uma realidade a falta dessa inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Isso se deve, em grande parte, à falta de políticas de inclusão e acessibilidade nas empresas, bem como a preconceitos e barreiras culturais.


Para melhorar as práticas, as empresas podem adotar medidas como: a oferta de tecnologias assistivas e a promoção de capacitação dos demais colaboradores para lidar com as diferenças e necessidades dos estagiários. Além disso, é importante que as empresas promovam um ambiente inclusivo e acolhedor, valorizando as habilidades e competências dos estagiários, independente de suas limitações, oferta de oportunidades de emprego e estágio específicas para pessoas com deficiência e valorização das habilidades e competências desses funcionários.


Além disso, as empresas podem promover uma cultura organizacional inclusiva, que valorize a diversidade e respeite as diferenças de seus colaboradores. Com essas práticas, as empresas podem promover o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page