A gestão humanizada vem se tornando cada vez mais uma tendência nos ambientes organizacionais atuais, tendo como principal conceito a preocupação com a humanização de seus processos e com a subjetividade dos membros da equipe e o compromisso com o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável.
Neste novo cenário existe a preocupação com o desempenho dos funcionários, entretanto, há uma busca por compreender as demandas a nível profissional e pessoal dos trabalhadores, atendando-se para questões como a satisfação, saúde física e mental e conforto no ambiente de trabalho. Este tipo de gestão preza pela comunicação assertiva, observação das necessidades e uma relação saudável entre lideranças e liderados.
Os benefícios em humanizar os processos e gestão de uma empresa são múltiplos, e válidos tanto para os colaboradores quanto para a organização, entre eles estão:
1. Reduzir a rotatividade de funcionários;
A rotatividade é um fator que gera prejuízos relacionados ao capital humano e também é um gasto para a empresa, já que para novas contratações é necessária a realização de processos seletivos, envolvimento de questões burocráticas e treinamentos.
A prática da gestão humanizada tende a possibilitar a criação de um ambiente onde os funcionários sintam-se pessoal e profissionalmente satisfeitos, um espaço saudável onde sentem suas demandas ouvidas, resultando em funcionários mais felizes e comprometidos.
2. Contribui com o aumento da produtividade e qualidade do trabalho;
Neste tipo de gestão há uma maior atenção das lideranças na individualidade de cada membro da equipe, há a busca por entender como os indivíduos sentem-se em seus cargos e quais os fatores que impactam em seu desempenho. Desta forma é possível compreender de que forma cada funcionário necessita ser desenvolvido e propiciar os mecanismos necessários para seu crescimento.
Além disto, a preocupação ativa da empresa com o bem-estar e desenvolvimento dos funcionários causa um impacto positivo, agindo como um reforço sobre os fatores de produtividade e qualidade do trabalho individual.
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