top of page

Gestão de conflitos: O que é e quais os benefícios?

sabemos que as empresas possuem ambientes diversos e diversidade também de pessoas. Nesse cenário, é comum que aconteçam desacordos de raciocínios distintos sobre ações, uso de recursos, condutas etc. Então, chegamos ao que é denominado de impasse, que é quando precisamos resolver uma situação em que nenhuma das partes tem interesse em “dar o braço a torcer”. Mas como resolver? Como administrar? Precisa de um setor só para isso?


O que é gestão de conflitos?

Para esses momentos temos a chamada gestão de conflitos, que é é um conjunto de ações para alcançar a harmonia e o bom convívio entre os funcionários, sem que afete a produtividade, solucionando os possíveis desacordos que surgem no ambiente de trabalho, em função de diferentes crenças ou opiniões. Administrar essa questão nas empresas, sempre foi e continuará sendo uma preocupação dos gestores.

Até certo nível, ter conflitos no ambiente da organização pode ser considerado normal, mas de qualquer maneira a busca pela harmonia e para que isso não afete a produtividade dos funcionário deve sempre ter uma atenção específica, o que significa acompanhar de perto como anda o clima organizacional e o relacionamento entre as pessoas nesses ambientes.


Para que serve?


A gestão de conflitos então, acaba sendo uma estratégia de comunicação, que vai objetivar equilibrar os pensamentos e ações, estimular o respeito e o diálogo de forma saudável e que as pessoas nesses ambientes sejam razoáveis e profissionais, sempre respeitando as particularidades, acolhendo as dores e procurando fazer com que os sentimentos sejam trabalhados de maneiras saudáveis nesse contexto, afinal de contas estamos falando de pessoas.


Para aplicar a gestão de conflitos, é necessário delegar um profissional, preferencialmente de recursos humanos ou gestão de pessoas para conduzir esse monitoramento e mapear as principais práticas que devem ser executadas.


Além disso, é importante lembrar que a empresa precisa ter uma cultura organizacional delimitada e coerente para que a gestão de conflitos funcione. São os valores e princípios da cultura organizacional que vão delimitar e nortear as estratégias de gestão de conflitos.


Quais os benefícios?


  • Melhorar o engajamento da equipe;

  • Fortalece a cultura empresarial;

  • Aumenta a competitividade frente ao mercado

  • Reduz o turnover e o absenteísmo;


Uma dica final é, gestores que conhecem bem suas equipes e as pessoas que as compõem individualmente, terão mais facilidade em lidar com os conflitos. Portanto, invista tempo em observar e analisar o perfil de cada uma das pessoas que trabalham com você, você pode contratar um profissional de psicologia para fazer uso de ferramentas de testagem de perfil comportamental por exemplo.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page