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EXPERIÊNCIA DO CANDIDATO: PONTOS MAIS IMPORTANTES EM CADA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO.



A elaboração de um processo de Recrutamento e Seleção requer planejamento, desde o início ao fim, contemplando as diversas etapas desse processo. Não é só levantar uma demanda com o(a) gestor(a) referente a uma vaga, mas também pensar em como o processo pode ser ágil e organizado e proporcione uma melhor experiência para o candidato, levando em consideração o respeito ao seu tempo, a logística de deslocamento etc. Assim, você pode começar pensando essa experiência dentro de cada etapa do processo!


Etapa de candidaturas


Nesta etapa existem 3 coisas essenciais que você deve observar, primeiro a descrição das informações da vaga, que deve estar de fácil entendimento e completa com o máximo de informações possível para que haja transparência no processo. Em segundo Lugar, você precisa pensar e tornar a vaga atrativa sim, mas jamais prometa além do está disposto a oferecer. Por fim a terceira é a facilidade na candidatura, ter um site com fácil navegação, intuitivo e com navegação rápida é indispensável nessa etapa.

Todos esses pontos são importantes na medida em que tornam o processo mais fluido, objetivo e claro. Isso é importante pois ruídos de comunicação nessa fase prejudicam a experiência cia do candidato


Etapa de entrevistas


Encerrando a fase de candidaturas, a próxima etapa de experiência do candidato são as entrevistas. Nessa fase é importante atenta-se para agilidade, com entrevistas objetivas e sem que aconteçam com grandes diferenças de tempo de uma para outra, para que o candidato não fique “preso” ao processo. Caso você tenha algum imprevisto nessa fase é importante sempre manter o candidato atualizado. O importante é que ele não fique esperando por muito tempo um retorno da sua empresa. Por isso na fase de entrevistas planejar é essencial afinal nada mais exaustivo e monótono aos candidatos fazer várias etapas como se fosse uma espécie de script a ser seguido.


Etapa de seleção


No final, é importante passar um feedback, principalmente caso o candidato ou candidata não seja selecionado, contando como foram os resultados do processo, ressaltando os pontos positivos do perfil do candidato e até mesmo dando dicas de como melhorar, além disso um diferencial é mostrar a esse candidato dentro da percepção obtida naquele processo quais pontos ele pode aprofundar e tentar direcioná-lo a usar o feedback para seu benefício pode ser um diferencial na sua experiência nessa etapa.


Etapa de contratação


Depois de uma seleção, é importante fazer uma integração dinâmica. Até, para ser mais acolhedor, entregar um kit de boas-vindas: material para anotações (caneta, caderno, agenda), caneca personalizada, um crachá, uniforme, balões, cartão, entre outros materiais. Além disso, é importante realizar uma apresentação do novo colaborador ao ambiente de trabalho, forma de quebrar o gelo e tornar sua experiência de chegada a empresa mais amigável e natural.


É imprescindível pensar no candidato como um cliente, focando na sua satisfação. Isso não só será um fator dentro da seleção, bem como o engajamento da pessoa selecionada para a vaga, dentro da sua rotina de trabalho. Como sugestão, no final, pode-se incluir um questionário sobre a experiência na seleção, para captar informações. Assim, pensar em melhorias no processo seletivo a partir das informações coletadas é uma forma de agilizar e tornar a experiência das pessoas que estão candidatas mais positiva.



Está precisando de ajuda no processo seletivo? Chama a gente temos profissionais capacitados para te ajudar!

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