top of page

Como manter os colaboradores comprometidos com a sua empresa


Um dos fatores que pode ser fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa refere-se à equipe de trabalho. Uma equipe de trabalho engajada e disposta a desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível, contribui para que os resultados esperados pela empresa sejam alcançados.


Sabe-se da importância de manter colaboradores qualificados e competentes, uma vez que bons profissionais tornam-se interessantes aos olhos de outras empresas. Por isso, para evitar taxa de rotatividade dentro de uma empresa, é necessário compreender os motivos que levam colaboradores a optarem por sair. Existem inúmeros fatores que podem acarretar na saída de um colaborador de determinada empresa, dos quais podemos destacar: falta de transparência, carência de benefícios e oportunidade de crescimento, falta de comunicação, dentre outros aspectos.


Em contrapartida, podemos destacar as razões que mantém os colaboradores dentro de uma organização de trabalho: ter um propósito claro, oferecer incentivos, definir um plano de cargos e salários, desenvolver a comunicação e integração entre a equipe. Em síntese, podemos entender que, quando um trabalhador se sente valorizado, ele tende a permanecer e se sentir satisfeito dentro de uma empresa.


Além disso, o engajamento no trabalho proporciona benefícios tanto para a empresa como para o colaborador. Dentre tais benefícios, podemos listar a produtividade da equipe, a diminuição da rotatividade e consequentemente, uma equipe competente e dedicada em alcançar os objetivos, tanto individuais, como da empresa.


Sendo assim, torna-se cada vez mais importante entender se a sua empresa está propiciando um ambiente agradável à equipe e analisar, caso tenham ocorrido pedidos de desligamento recentes e de forma recorrente. Soma-se a isso, o fato de que é fundamental, ao selecionar novos profissionais, comunicar de forma clara o funcionamento da empresa, bem como as tarefas que o colaborador irá exercer, para que não gere frustrações futuras.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page