top of page

Coisas para pensar na hora de decidir que graduação cursar!

Alguns jovens antes mesmo de terminar o ensino médio já sabem qual a sua “vocação” e já determinaram qual carreira querem seguir, outros ainda estão analisando a infinidade de opções de cursos e profissões para escolher a ideal pra si mesmo.

A verdade é que não existe uma regra, um tempo ou momento exato que você precisa ter essa escolha definida, mas quando se completa o ensino médio junto com o ENEM – Exame nacional do ensino médio, surge esse questionamento que pode se tornar até mesmo uma pressão e gerar certa ansiedade nos jovens.


Por isso hoje, vamos falar sobre alguns pontos importantes para ponderar nesse processo de escolha.


1. Se está com dúvida, pesquise mais sobre as profissões;

Fazer uma pesquisa sobre como funciona as profissões que você está interessado, é importante para conhecer a prática da aplicação dos conhecimentos que você vai aprender, suas vantagens e desvantagens no dia a dia, em que locais costuma haver mais possibilidades de carreira nessa área.


2. O salário não deve ser o único item a pesar na hora da seleção do curso.;

Muitas pessoas ensinam, erroneamente que você deve escolher sua profissão de acordo com o valor de remuneração ou lucro com ela que você quer ter. O dinheiro é importante, mas não é tudo, o sucesso da sua profissão também vai depender do seu nível de satisfação com ela, por isso não basta apenas escolher uma profissão que pague bem, mas sim escolher algo pelo qual você esteja disposto a se dedicar.


3. Faça testes vocacionais e se achar necessário peça orientação de um profissional.

Os testes vocacionais podem ser aliados na hora da decisão, uma vez que podem te ajudar a decidir. Não significa que o resultado do teste será exatamente direcionado para a profissão específica que você deve seguir, mas vai te ajudar a “afunilar” o processo, descartando algumas opções e dando luz a outras pra que você possa ponderar com mais facilidade.


Bônus:

Existem muitas plataformas para realização de testes vocacionais. Veja esses 2 sites com testes vocacionais grátis para você realizar: G1 Teste vocacional , teste vocacionalonline


Se você tiver com dificuldades mais expressivas, testes psicológicos podem ser uma ajuda determinante, mas lembre-se que esse tipo de testagem só pode ser aplicado por um profissional de psicologia devidamente preparado para isso, nesse caso entre em contato com nosso atendimento e solicite uma consultoria para orientação profissional, temos profissionais capacitados para atender você e te ajudar nesse momento tão importante.

17 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page