No dia a dia das empresas se percebe a necessidade de se mensurar o desempenho dos colaboradores, pois é a partir destes resultados que surge a possibilidade de se identificar gaps e de se investir no desenvolvimento da equipe, potencializando os resultados. Mas como fazer isso?
Uma das maneiras encontradas seria por meio da Avaliação de Desempenho que é utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas para analisar a performance dos colaboradores. É através dela que se avalia os comportamentos e competências técnicas de todas as pessoas que compõem a empresa. O seu objetivo é identificar os pontos de melhorias nos colaboradores e desenvolvê-los, assim como, trazer dados precisos e históricos para a equipe de Gestão de Pessoas pensar em estratégias de melhorias. Porém, antes da Avaliação de Desempenho ser implementada é fundamental que os diretores juntamente com o setor de Gestão de Pessoas respondam aos seguintes questionamentos:
A empresa definiu claramente qual é a sua missão, visão e valores? Estes são de conhecimento dos colaboradores? Todos os integrantes da empresa as vivenciam diariamente?
Já possuímos de maneira estruturada as descrições de cargos? Estes foram repassados de maneira aberta para os colaboradores?
No momento em que se realiza o recrutamento e seleção de novos colaboradores consideramos os itens mencionados anteriormente? E quando recebemos uma nova pessoa em nossa equipe está passa por integração e treinamento?
Você deve estar se questionando: O que estas perguntas têm a ver com Avaliação de Desempenho? Então, vamos te responder. Só é possível mensurar o desempenho de um colaborador quando ele sabe claramente quais são suas responsabilidades no cargo que ocupa, assim como, ele deve ter recebido treinamento e integração. Além disso, o recrutamento e seleção, a descrição dos cargos, o treinamento e a integração devem seguir os princípios da missão, visão e valores da empresa. Por este motivo, antes de se pensar em avaliar o desempenho das pessoas que integram a organização é primordial que sejam pensadas a estrutura de Gestão de Pessoas.
Lembrem-se: só podemos avaliar um colaborador quando ele souber de maneira clara quais são suas responsabilidades dentro da organização e que tenha recebido treinamento adequado. Portanto, antes de colocar em prática a Avaliação de Desempenho, organize a política e estrutura da empresa. Tenha claro que ao avaliar a performance das pessoas se terá acesso a um resultado que demonstrará pontos que deverão ser melhorados. Então, a partir destes, serão necessárias ações que promovam o desenvolvimento dos colaboradores.
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