• Filipe Bosi, Assistente de R&S Jr.

A satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho

Um dos temas mais contemporâneos na área de Gestão de Pessoas é, dentre vários, a satisfação do colaborador no seu ambiente de trabalho. A relevância desse aspecto nas organizações não se dá somente pelo interesse das pessoas em atuar na profissão que desejam, mas principalmente pela forma como as empresas oportunizam tais situações.


Mas como a satisfação de um colaborador beneficia a empresa? Primeiramente, há o aumento da produtividade de modo geral, pois as pessoas que encontram a satisfação no ambiente de trabalho são mais suscetíveis a investir no mesmo, para contribuir com os resultados coletivos da empresa. Essa harmonia entre ambas as partes torna-se um diferencial competitivo, mantendo seus talentos mais próximos em relação ao mercado de trabalho. Aqui, investir no bem estar (ambiente de trabalho tranquilo, remuneração significativa, etc.), é essencial.


Em segundo plano, gera menos burocracia e gastos no quesito de desligamentos. Uma empresa que valoriza o colaborador, tanto no conhecimento quanto na sua competência, tende a gerar um engajamento maior, inclusive na contribuição do planejamento estratégico, seja ele tanto a curto ou a longo prazo. Os feedbacks positivos são muito importantes, pois favorecem a sensação de pertencimento e desenvolvimento.


A questão mais importante é construir um clima organizacional que valorize o colaborador e inclua sua “bagagem” profissional. Se a pessoa sente que suas ideias, sugestões ou pontuações são valorizadas, não só se incumbe de felicidade individual, como minimiza os possíveis erros que poderão acontecer nos processos as empresa.






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