A comunicação interna nas organizações é uma ferramenta estratégica a qual visa alinhar os interesses da empresa e seus colaboradores, nesse sentido, está ligada à gestão de relacionamentos dentro das empresas. Diante disso, vale destacar que visa melhorar tais relacionamentos dentro de uma organização, no sentido de buscar objetivos comuns entre empresas e clientes internos. Nesse aspecto, uma boa comunicação interna pode contribuir para que todos tenham clareza de onde a empresa quer chegar e qual é o papel de cada um no caminho para que os objetivos sejam alcançados.
O mercado foi percebendo que, quanto maior o alinhamento entre equipe e cultura de uma organização, melhor para todos os envolvidos – passando a ocupar uma posição central neste novo cenário. Em nosso país este processo ainda não está sendo plenamente aplicado. Pesquisas revelam que, devido à falta de alinhamento entre as empresas e seus colaboradores, muitos planejamentos costumam falhar quando implementados, além disso, menos de 10% das estratégias são efetivamente executadas.
O alinhamento proporcionado por uma comunicação interna satisfatória e eficaz pode ser benéfico uma vez que tende a proporcionar que todos possuam a mesma visão e valores da empresa. Uma empresa que implementa recursos relacionados à comunicação – como o feedback – pode tornar-se mais atrativa no mercado de trabalho, fazendo com que profissionais capacitados se interessem em fazer parte do quadro de colaboradores, além disso, tende a ter baixos índices de rotatividade e absenteísmo, assim como pode ser capaz de propiciar um ambiente de trabalho leve e que motiva e engaja os trabalhadores, ou seja, tende a melhorar o clima organizacional.
Por fim, a comunicação interna permite que os colaboradores sintam-se parte da instituição, tenham canais de diálogo abertos e confiança entre si e com a organização.
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