O ano chegando ao fim, hora de avaliar os resultados do ano que passou e se preparar para o novo ano que está chegando.
2021 não foi um ano fácil, apesar de já estarmos desde 2020 vivendo com a pandemia e os seus impactos nas nossas rotinas, muita coisa mudou de maneira muito rápida e não tivemos tempo para um “piloto”. As áreas da comunicação e gestão de pessoas, em especial, foram as mais afetadas por essas mudanças e ganharam destaque ao longo dos últimos anos, pelas suas práticas e técnicas de relacionamento.
Esses setores precisaram se reinventar na forma de construir e divulgar as ações institucionais se adaptando às mudanças nas prioridades dos públicos e também a novas modalidades de jornadas de trabalho, home office ou híbrida. Estas e outras tendências que já vinham sendo apontadas como futuro dos processos comunicacionais dentro das empresas foram aceleradas e implementadas e por isso ao longo dos próximos anos muitos ainda serão os desafios a serem superados.
Para que estejamos preparados, escolhi 5 tópicos que nos ajudarão a pensar e direcionar nossas estratégias comunicacionais em 2022:
1.Diversidade e inclusão
Não como uma moda passageira, a diversidade e inclusão é uma tendência da sociedade. Com a pandemia, muitas foram as mudanças nas prioridades dos públicos, que não esperam mais das empresas apenas campanhas ou ações em datas específicas, mas sim representatividade sendo colocada em prática diariamente, ou seja, para além de promover a temática no contexto em que a empresa está inserida ela precisa estar comprometida em construir internamente um ambiente plural.
2. Reestruturação da cultura organizacional.
A mudança dos moldes de cultura organizacional já é uma realidade, a necessidade de adoção ao trabalho remoto e a criação de novos ambientes de trabalho que não incluem os tradicionais escritórios e rotinas presenciais, obrigaram as empresas a repensar seus processos e fluxos de comunicação a fim de não sofrerem impacto na produtividade e no desempenho das equipes. Para 2022 a tendência é que essa reestruturação continue ganhando força, mesmo havendo a volta parcial das atividades presenciais, com a adoção de modelos organizacionais mais pautados na coletividade e menos hierarquizados, focados em uma mentalidade mais dinâmica e eficiente.
3. Eventos híbridos
Não só em eventos de fato, como palestras, workshops…Com a possibilidade de participação de convidados de forma remota, ou a transmissão ao vivo online desses eventos continua em destaque em 2022, mesmo com a volta dos eventos presenciais pois a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia despertou-nos a tornar esses acontecimentos mais acessíveis para pessoas em diferentes lugares.
A combinação de ações online e offline também estará em foco em 2022, ações que combinem o mundo virtual e o mundo real, a fim de proporcionar experiência aos públicos também serão peças chaves.
4. Cultura do Bem Estar
Diversas pesquisas apontam que a saúde mental dos brasileiros piorou durante a pandemia. Não só a mudança brusca na rotina, mas também a preocupação e a ansiedade gerada pelos medos e incertezas da pandemia também contribuíram para isso, sendo necessário que as empresas adotassem uma postura mais empática e focada no bem estar de seus funcionários, o que continuará se intensificando em 2022. Práticas de valorização e cuidado com a saúde mental serão um diferencial competitivo extremamente relevante nas corridas pelo sucesso empresarial.
5. Comunicação mais humanizada
Por fim, no último tópico destaco a comunicação humanizada, que não é novidade nenhuma, já que já vem sendo pautada a alguns anos, o diferencial do momento é a super digitalização da sociedade durante a pandemia que acentuou a necessidade humana de conexão, nesse sentido, tornar a comunicação mais humana, significa torná-la mais empática e preocupada verdadeiramente com as dores e preocupações das pessoas, garantindo uma maior proximidade e afinidade com os públicos.
Se você concorda, discorda de algum desses tópicos, ou até mesmo tem alguma sugestão para acrescentar e enriquecer a discussão, deixe seu comentário nessa publicação.