• Karoline Cardoso

3 dicas para liderar com excelência na pandemia

No atual contexto pandêmico, centenas de lideranças frente a equipes tiveram que se reinventar para atuarem em nova modalidade: a gestão home office e remota. Diante desse desafio, as lideranças precisam continuar mantendo a busca pelos melhores resultados de suas equipes, e também passar a auxiliar seus colaboradores a se adaptarem à nova realidade de trabalho, sendo agora a distância.


Embora esta nova modalidade de trabalho, faz com que se perceba que não é necessário estar fisicamente no seu ambiente normal de trabalho, para que a equipe prossiga com a entrega se suas tarefas, e os avanços tecnológicos colaborem para a liderança remota, é o comportamento prático das lideranças que irá refletir na qualidade e coesão de suas equipes neste momento.


Para auxiliar que você continue liderando sua equipe com excelência, mesmo que a distância, separamos três dicas práticas que podem te ajudar neste novo cenário, são elas:


Tenha um planejamento bem estruturado:


Para que a gestão remota tenha sucesso, planeje! Procure inicialmente, quais ferramentas online, equipamentos de trabalho utilizados pelos colaboradores você poderá utilizar durante os dias de trabalho home office, assim você poderá garantir que o trabalho irá seguir fluindo de forma confortável. Procure entender se os prazos e as metas de entregas que foram estabelecidas, ainda estão de acordo com a nova realidade pandêmica, caso não, revise os processos já estabelecidos junto a equipe, e tentem montar a estrutura ideal para o trabalho remoto.


Empodere suas equipes:


Com o cenário de pandemia, tornou-se ainda mais importante que as lideranças empoderem e incentivem a autonomia de seus liderados. A visão antiga de que a liderança deveria ficar supervisionando as pessoas o tempo inteiro já tinha seus dias contados antes da pandemia e com ela houve uma virada enorme, e maior necessidade de desenvolver a autonomia das equipes. Promover a autonomia dos colaboradores faz com que eles desenvolvam maior senso de responsabilidade.


Mantenha a comunicação:


A comunicação já era uma das chaves de sucesso no mundo corporativo, agora com a gestão remota é ainda mais essencial. Portanto, busque frequentemente estar em contato com sua equipe, a fim de verificar se eles precisam de apoio. Estabeleça rotinas em mandar e-mails, mensagens, além de organizar calendários de reuniões remotas semanais, pois isso irá facilitar o contato para que os liderados possam tirar eventuais dúvidas e alinhar processos.


A ação é válida, inclusive, apenas informar que está disponível ou encerrando o expediente. Lembre-se: quanto menos dúvidas, melhor!


A situação pandêmica é um desafio tanto para líderes quanto para colaboradores. No entanto, com empatia, comunicação e ferramentas digitais, os projetos poderão ser entregues com sucesso.

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